Especialista explica o quanto a má alimentação prejudica a saúde do coração
A mudança dos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos são os primeiros passos para uma vida mais saudável, pois além da qualidade de vida, garantem também a saúde do órgão mais importante: o coração!
“Ao consumir gorduras de origem animal em excesso, alimentos industrializado que contém gordura trans, frituras e carboidratos refinados o organismo automaticamente predispõe o acúmulo de placas de gordura nas artérias, o que dificulta a passagem de sangue e aumenta a pressão arterial e o risco de infartos e AVC”, afirma Marcelo Sobral, cirurgião cardíaco do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Abaixo, Sobral, cita oito alimentos que fazem bem ao coração e previnem que doenças como infartos e AVC aconteçam:
Salmão/Peixes: especialmente gordurosos como salmão, contém ômega3, que podem reduzir a pressão arterial e ajudam a prevenir arritmias cardíacas.
Lentilhas: devido ao alto teor de fibras, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Vinho tinto e suco de uva: as uvas escuras possuem polifenóis, que melhoram a elasticidade dos vasos e colaboram com a diminuição da formação de placas de colesterol.
Couve: com antioxidantes, vitaminas A e E, magnésio e fibras, que diminuem a oxidação da gordura e a formação de placas de colesterol.
Banana: o potássio ajuda a manter a função normal do coração e equilibra o sódio e a água no organismo. Como o potássio colabora com os rins no processo de eliminar o excesso de sódio, consequentemente, contribui para uma pressão arterial saudável.
Alho: usado como tempero, tem potente ação no controle da pressão arterial devido às enzimas inibidas, chamadas de angiotensina que têm papel vasoconstrictor.
Cacau ou chocolate amargo: o cacau é rico em flavonoides, antioxidantes que também diminuem a formação de placas de colesterol, ao mesmo tempo em que melhoram a flexibilidade dos vasos.
Pipoca: contém três vezes mais polifenóis do que o feijão.