Alimentação inapropriada e falta de exercícios físicos são as principais causas atreladas à condição climática

 

Com o inverno se aproximando, a preocupação em relação aos problemas respiratórios como sinusite, gripes e resfriados, aumenta. Porém, é preciso prestar atenção também nas doenças cardíacas, já que segundo uma pesquisa do British Medical Journal, o risco de complicações cardiovasculares nas estações mais frias do ano chega a aumentar em 30% e de AVC isquêmico em 20%.

De acordo com o cirurgião cardíaco do hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Marcelo Sobral, isso ocorre porque o frio provoca a reação de liberar substâncias que contraem as artérias para preservar mais o calor do corpo, assim como também reduz o fluxo sanguíneo e aumenta a pressão arterial. “A diminuição de atividades físicas nestas épocas e o consumo de alimentos gordurosos e calóricos também são fatores contribuintes para os problemas”, explica.

Além disso, os dias mais frios contribuem para a constrição dos vasos sanguíneos e favorece infecções respiratórias que, segundo a Sociedade de Cardiologia de São Paulo, aumentam também o risco de doenças cardíacas. Isso porque as taxas de poluição são maiores durante o inverno, o que intensifica a possibilidade de desenvolver infarto.

Os idosos devem ficar ainda mais atentos. Já que estão predispostos a desenvolverem certas complicações, devido a reserva fisiológica restrita que possuem. O que pode aumentar dos níveis de pressão arterial e transtornos de coagulação sanguínea. Aliás, de acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia, os índices de doenças cardiovasculares aumentam em até 30% quando a temperatura está abaixo dos 14 graus.

Por isso, em caso de dor ou aperto no peito, falta de ar, dormência súbita em braços, pernas ou em um dos lados do corpo, fraqueza, dor de cabeça sem causa aparente e desmaios, consulte imediatamente a opinião de um especialista. Mas de forma geral, o melhor remédio ainda é a prevenção.

“Tenha uma alimentação regada de frutas, legumes e muito líquido, se agasalhe e não abandone a prática de atividades físicas, que podem ser realizadas também em locais fechados nos dias mais frios”, finaliza Sobral.

CategorySem categoria
Tags,

Contato +55 11 3385-6056