O cateterismo cardíaco trata-se de um exame médico invasivo para examinar vasos sanguíneos e o interior do coração. Sua realização consiste na introdução de um tubo longo, fino e flexível por meio de uma veia ou artéria periférica até o sistema cardiovascular. Ele pode ter várias finalidades, como visualizar as artérias coronárias (cinecoronariografia), desobstruir placas de gordura (angioplastia), avaliar a função do coração (estudo hemodinâmico), entre outras.

Ao saberem que precisam realizar esse procedimento, muitos pacientes ficam apreensivos e cheios de dúvidas. Por isso, o cirurgião cardíaco do hospital Beneficência Portuguesa, Dr. Marcelo Sobral, listou alguns mitos e verdades para desmistificar as lendas sobre o assunto, confira:

O procedimento só deve ser feito em adultos. Mito! A realização do exame não tem restrição de faixa etária e pode ser executado até em bebês recém-nascidos para diagnóstico e tratamento de problemas congênitos.

O cateterismo pode oferecer riscos. Verdade! Apesar de ser um procedimento seguro e que não trás qualquer incômodo na grande maioria dos casos, alguns pacientes após o exame podem manifestar reações alérgicas ao uso do contraste com iodo, lesões nos vasos sanguíneos, sangramento no local onde o cateter foi inserido earritmias cardíacas.

Pode ser feito em vários locais do corpo. Verdade! A inserção de cateteres pode ser realizada em vasos sanguíneos dos braços ou das pernas, mas geralmente a preferência é a de fazer pelo braço porque costuma ser mais confortável para o paciente.

O tempo de duração da permanência do paciente no hospital após o cateterismo varia de acordo com a região onde foi realizado. Verdade! Quando o exame é feito pelo punho ou pela prega do cotovelo, após 2h o paciente pode receber alta. Já quando é realizado pela região da virilha, será necessário pelo menos 6h de repouso no leito para ser liberado.

Não é necessário ficar internado após o exame. Mito! A internação vai depender do resultado do exame e se as alterações diagnosticadas apresentam risco de vida para o paciente.

Contato +55 11 3385-6056